Benefícios da Massagem para Diabéticos
- qalivio
- 25 de set. de 2024
- 1 min de leitura
No ano de 2022, em Portugal, segundo a Federação Internacional de Diabetes, foram registados 79 241 novos casos de diabetes, estando inscritos nos centros de saúde 879 852 pessoas com o diagnóstico da doença.
A quantidade de pessoas com diabetes tende a aumentar ao longo dos anos e os efeitos que causa traz diferentes consequências ao corpo, prejudicando a qualidade de vida do portador de diabetes. São elas:
Perda de peso;
Infeção em órgãos como a pele, bexiga e rins;
inchaço dos nervos superiores e inferiores;
alteração da circulação dos vasos sanguíneos;
fraqueza;
fadiga.
O tratamento da doença é feito com medicação prescrita pelo médico responsável, mas a massagem terapêutica pode ser uma aliada no combate aos sintomas provocados pela diabetes.
Como é feita de forma natural, sem o uso de medicação ou aparelhos invasivos, a massagem terapêutica ou relaxante pode ser feita por todos, inclusive quem sofre de diabetes. Importa ressaltar, que os níveis de glicose no sangue têm de estar controlados e o paciente acompanhado pelo seu médico assistente, regularmente, para que possa ser realizada a massagem sem riscos de agravar o quadro clínico.
A massagem em pessoas com diabetes, tem inúmeros benefícios, entre eles estão:

Melhora a circulação sanguínea;
Alivia dores musculares;
Diminuí da quantidade de cortisol no sistema e por consequência, aumenta a sensação de relaxamento, de bem estar físico e mental, melhorando assim a qualidade do sono e humor;
Elimina os líquidos e toxinas, desinchando o corpo.
Durante a marcação da sua massagem, informe sempre o terapeuta da sua condição para que possam discutir se o momento é o mais indicado para a realização da mesma.
Comments